Precisamos falar do Fashion Revolution
- Júlia Siqueira

- 20 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de dez. de 2020
A campanha que revoluciona nosso olhar para moda acontece nesta semana

Um dos maiores movimentos de moda sustentável começa essa semana, mas afinal, o que é Fashion Revolution? O movimento sem fins lucrativos, que surgiu em 2014, hoje está presente em mais de 100 países pelo mundo. A ideia principal é fazer uma reforma no sistema da indústria da moda, de forma que a transparência da cadeia de suprimentos seja o pilar chave.
Para complementar a força do movimento, existe a fundação Fashion Revolution, uma instituição de caridade que financia atividades de pesquisa, conscientização e eventos do movimento. Como uma extensão desse, conta com o auxílio de grandes empresas do ramo, como Laudes Foundation, que faz parte do mesmo grupo da varejista global de moda C&A.
Colocando em prática seus valores e metas a organização promove a Fashion Revolution Week. O evento e campanha acontece sempre em abril, mês em que ocorreu um dos grandes desastres do mundo da moda, o colapso da fábrica de Rana Plaza, que matou 1138 pessoas e feriu muito mais, em 24 de abril de 2013. Nessa semana de palestras, exibição de filmes, conversas e debates, marcas e produtores são convidados a utilizar a hashtag do movimento, #imadeyourclothes, para solucionar a questão de quem produz nossas roupas e assim, demonstrar transparência no processo produtivo.
Nesse cenário caótico de pandemia de Covid-19, comentou-se muito se o evento tão importante ainda aconteceria. A notícia boa, é que ele não foi remarcado e começa hoje, 20 de abril, por meio de lives em plataformas digitais e vai até domingo (26).
A campanha desse ano, traz um tema totalmente atual: condições de trabalho e ações coletivas sob a perspectiva dos desafios impostos pela pandemia. Nesse espaço de conversa e estudo será discutido como o Coronavírus prejudica trabalhadores e como essa crise nos faz repensar a maneira de produzir e de consumir. Além de colocar em pauta a moda sustentável e o consumo.
A mudança não é só na semana do Fashion Revolution, a campanha também permite que a revolução ocorra em qualquer momento do ano. Dessa forma, você pode participar fazendo uma selfie com a etiqueta da marca que está vestindo e colocar na legenda da foto o @ da marca e as hashtags #QuemfezMinhasRoupas? e #FashionRevolution. Todo dia é dia para fazer a diferença. A revolução começa com um simples gesto.

Foto: Fashion Revolution/ divulgação
Se interessou? Segue abaixo o calendário das lives que serão realizadas no perfil do Instagram @fash_rev_brasil e muitas outras programações pelo mundo em semanafashionrevolution.com.br
20/04 (19h) - O futuro do consumo: com Helio Mattar, Instituto Akatu e Fernanda Simon
21/04 (19h) - Educar para revolucionar: com Yamê Reis, IED Rio e Eloisa Artuso
22/04 (19h) - Plastico, oceanos e a moda: Qual a relação?: com Paulina Chamorro, Gabriela Machado e Roupartilhei
23/04 (19h) - Qual a situação dos trabalhadores do Brasil durante a pandemia? : com Carla Aguillar, Cami e Iara Vidal
24/04 (11h) - Ideias para adiar o fim do mundo: com Ailton Krenak e Iara Vidal
Relançamento do app Moda Livre
(19h) - Como a sociedade civil pode se reorganizar por um bem comum?: com Maristella Ianuzzi e Marina de Luca
26/04 (19h) - A moda que queremos: com Lilyan Berlim e Fernanda Simon

Foto: Fashion Revolution/ divulgação








Comentários